Buscar:
Serviços
   Aliança
   Aluguel de Carros
   Aluguel de Mesas
   Aluguel de Telão
   Animação Digital
   Barman e Bebidas
   Bolos e Doces
   Casas e Apartamentos
   Cerimonialista
   Convites
   Decoração
   Diversos
   Divertimento
   Estética e Beleza
   Filmagem
   Financeiras
   Floriculturas
   Fotografia
   Lembrancinhas
   Lingerie
   Lua de Mel
   Noivinhos
   Presentes
   Vestidos e Trajes
Música
   Bandas
   DJs e Som Eletrônico
   Orquestras
Recepção
   Buffets
   Chácaras e Espaços
   Clubes e Hotéis
   Restaurantes
Como soube do nosso web-site?
Sites de Busca
Radio e TV
Amigos
Outros Sites
Banners e Outdoors


 
 Dicas para o casal

Casamento Religioso

Procedimentos Iniciais
O casamento religioso também é um ato social, diferindo do civil por envolver uma cerimônia mais específica, de acordo com a opção religiosa do casal. Na execução da cerimônia, o próprio celebrante realiza também a validação do registro civil. É importante ressaltar que cada religião possui suas regras, por isso os noivos devem procurar informações em sua igreja de como a cerimônia será realizada.

A cerimônia pode ser feita em uma igreja que, dependendo da escolha dos noivos, pode ser mais concorrida ou não. Da mesma maneira, também dependendo da decisão do casal, a recepção pode ocorrer no salão da própria igreja, em um salão de festas, ou ao ar livre, etc. O importante é falar com o responsável pelo local e marcar a data com antecedência, com possíveis restrições e demais serviços contratados por escrito, e tomar as providências necessárias para que o contrato no civil também ocorra.

Se o casal tiver preferência por algum celebrante religioso, o aconselhável é casar na igreja em que ele atua. Caso não haja nenhuma especificidade com relação a isso, é bom que os noivos procurem conhecer o celebrante para que possam estar mais à vontade no dia da cerimônia.

Registro de Efeito Civil
O procedimento comum é que os noivos compareçam ao cartório mais próximo de sua(s) residência(s), juntamente com duas testemunhas maiores de 21 anos, com pelo menos quarenta dias de antecedência da data planejada para o casamento, com a devida documentação (certidões e cédulas de identidade). Os noivos devem levar um requerimento da igreja, assinado por eles e pelo celebrante religioso, e devidamente reconhecido, dizendo que o casamento será Religioso com Efeito Civil.

Feito isso, após 20 dias aproximadamente o cartório emitirá um documento chamado Certidão de Habilitação. Esse documento deve ser entregue na igreja para que o Termo de Religioso com Efeito Civil seja elaborado, que é o documento a ser assinado pelos noivos e pelos dois padrinhos na hora da cerimônia.

Realizada a cerimônia, os noivos devem levar o Termo de Religioso para ser reconhecida a firma do celebrante, e depois encaminhar esse documento ao cartório no qual deram entrada ao processo matrimonial e trocá-lo pela Certidão de Casamento. Os noivos têm um prazo de 90 dias para fazer o registro do casamento, contando a partir do dia da celebração, ou continuarão como solteiros.

Mande sua dica! Se for publicada, ganhe 1 mês de anúncio grátis!


E-mail:
Senha:
Esqueceu sua senha?
Clique Aqui!
Página Principal - Cadastro de Empresas - Dicas - Ajuda - Mapa do Site - Parcerias - Contato
Copyright ©2008 VouCasar.Net direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do VouCasar.Net!
Casamento > Dicas para noivas: Bodas - Casamento Civil - Casamento Religioso - Chá Bar - Chá de Cozinha - Check List - Mala para Lua de Mel - Convites
Dama de Honra e Pajem - Despesas - Enxoval - Exame Pré-nupcial - Fotos e Vídeo - Igreja - Kit de Emergência - Lista de Presentes - Músicas
Padrinhos e Madrinhas - Planejamento - Trajes